Novidades

Cidadania digital em Blumenau

11 de Agosto de 2017

Trabalhar com Blumenau é sempre interessante, pois nos deparamos com uma cultura que ao mesmo tempo gosta de valorizar com orgulho suas tradições, mas está ansiosa para criar o seu próprio amanhã. Tendo ao seu dispor uma gama variada de indústrias, empresas tecnológicas e universidades, não é difícil perceber o quão gloriosa esta combinação de passado e futuro se torna. No centro disso, no presente, estão as pessoas, e foi pensando em destacar e integrar mais ainda seus cidadãos no contexto organizacional da cidade que pensamos na campanha ‘Blumenau faz a Diferença’:

“Blumenau é mesmo uma cidade diferente. Por aqui, cada um faz sua parte para deixar a cidade bonita, bem cuidada e ser um exemplo para Santa Catarina e o Brasil inteiro. Somos uma sociedade ativa, que participa do dia a dia da cidade. Cada um de nós tem um exemplo positivo pra mostrar.”

É pensando na autoestima da população que cada uma das etapas da campanha se apresenta numa narrativa de processo que começa com as pessoas, avança para as belezas urbanas e os projetos sociais do governo, e retorna para as pessoas, encerrando no símbolo da cidade com a bandeira que assina este trabalho.

Os moradores são convidados a participar enviando vídeos caseiros retratando suas histórias, o cotidiano, suas vidas em Blumenau, com o motivo de que ali todos fazem a sua parte, contribuindo para a sociedade como um todo, com atitudes simples, como o cuidado com os jardins de suas casas, o trabalho voluntário, a gentileza no trânsito, o uso consciente da água tratada etc.

Estes vídeos são reunidos no site da campanha (http://blumenaufazadiferenca.com.br/) e servem de ponto de referência para a campanha institucional maior preparada para a veiculação em meios tradicionais de mídia. A sustentação desta campanha busca o retorno para a internet ao orientar os cidadãos sobre como eles podem tornar ainda mais efetiva esta parceria entre todos os membros da sociedade blumenauense.

A vontade da Criação é a de continuar aumentando essa integração entre tempos históricos de Blumenau, seus habitantes e as possibilidades dos meios digitais, para que a cidade seja sempre um exemplo de como estar aberto para novas possibilidades de comunicação e imagem sem se fechar para os valores e as experiências tão valiosas de todos que ali vivem.